Antropologia missionária
Missiologia
1. “visa ao estudo do homem como ser biológico e cultural, com a finalidade de desenvolver relações interpessoais equilibradas e comunicação inteligível num ambiente que promove a partilha das verdades de Cristo e o envolvimento com a sociedade abordada e suas respectivas virtudes e desafios.” LIDÓRIO, Ronaldo. Introdução à antropologia missionária. São Paulo: Vida Nova, 2011, pág. 19-20
Contextualização
Antropologia missionária/ teologia bíblica de missões
1. “É a capacidade de responder de modo relevante ao evangelho dentro do cenário em que a pessoa se encontra”
NICHOLLS, Bruce J. Contextualização: uma teologia do evangelho e cultura. São Paulo: Vida Nova, 2013, pág. 27
Diálogo
Teologia bíblica de missões
1. É “uma conversa séria na qual ouvimos tanto quanto falamos, é uma atividade intimamente relacionada com o evangelismo. Por um lado é uma atividade independente, cujo alvo é a compreensão mútua. Por outro lado, visto que o cristão é constrangido pelo amor a dar testemunho de Cristo, o diálogo é também uma preliminar necessária ao evangelismo”
STOTT, John. A missão cristã no mundo moderno. Viçosa: Ultimato, 2010, pág. 99
Evangelização
Teologia bíblica de missões
1. “é difundir as boas novas de que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou segundo as Escrituras, e de que, como Senhor e Rei, ele agora oferece o perdão dos pecados e o dom libertador do Espírito a todos os que se arrependem e creem”
Pacto de Lausanne, § 4°
Igreja Perseguida
Missiologia/ estratégia de missões
1. “Cristãos ao redor do mundo [que] têm negados seus direitos quanto à liberdade religiosa, tornando-se vulneráveis a hostilidades em diferentes esferas da vida: na individualidade, na família, na comunidade, na nação e na igreja.”
Fonte: Ministério Portas Abertas, in: https://www.portasabertas.org.br/artigo/igreja-perseguida, acesso em 04/06/2016
Janela 10/40
Estratégia missionária
1. “é uma região (…) onde vive um expressivo número de povos não alcançados e onde, também, estão concentrados nossos maiores desafios evangelísticos. Essa faixa de terra se estende do oeste da África até o leste da Ásia, entre os paralelos 10° e 40° acima da linha do equador. Toda essa região é formada pelos países do mundo muçulmano, hindu, budista e comunista, além de outras religiões animistas”
WINTER, Ralph D. HAWTHORNE, Steven C. Perspectivas do movimento cristão mundial. São Paulo: Vida Nova, 2009, pág. 542
Missão de Deus
Teologia Bíblica de Missões
1. “A história de como Deus, em seu amor soberano, propôs trazer o mundo pecaminoso de sua criação decaída ao mundo redimido de sua nova criação (…) é a que estende-se sobre a lacuna entre a maldição sobre a terra de Gn 3 e o fim da maldição na nova criação de Ap 22 (…) é o que traz a humanidade de ser uma cacofonia de nações divididas e espalhadas, em rebelião contra Deus, de Gn 11, para ser um coro de nações unidas e reunidas na adoração a Deus, em Ap 7.”
WRIGHT. Christopher J. H. Missão do povo de Deus, A. São Paulo: Vida Nova, 2012, pág. 56-57
Missões
Teologia Bíblica de Missões
1. “descreve tudo o que a igreja é enviada a fazer no mundo. ‘Missão’ agrega a dupla vocação de serviço da igreja: ser ‘sal da terra’ e ‘luz do mundo’.”
STOTT, John. A missão cristã no mundo moderno. Viçosa: Ultimato, 2010, pág. 36
Sincretismo
Antropologia de missões
1. “Uma mistura de princípios religiosos diferentes ou opostos, com aceitação de todos como verdadeiros, em maior ou menos escala, independente de essa mistura ocorrer apenas em termos de influência ou de fusão.”
SILVA, Cácio. Fenomenologia da religião. São Paulo: Vida Nova, 2014, pág. 164
Fonte: Moravios
maravilhoso artigo,leio todas as postagens Deus continue abençoando a vida de vcs.
Amem! O Senhor é bom em todo tempo