Esse é o primeiro artigo de uma série de posts do Radar Missionário para te ajudar a envolver sua igreja mais com missões. Dizem que uma igreja missionária é uma igreja que tem um pastor missionário. No entanto, o RM acredita que qualquer igreja, mesmo sem um pastor missionário, pode ser uma igreja missionária.
Você pode ser um embaixador de missões! Um instrumento para lembrar o povo de Deus que Ele tem um plano para os confins da terra.
Nas próximas semanas vamos escrever também sobre como organizar um culto missionário, organizando uma conferência missionária e até mesmo como dar início a uma secretaria de missões na sua igreja. Como nem todas igrejas têm muito espaço para grandes eventos ou cultos missionários, esse primeiro artigo traz ideias para organizar um momento missionário. Se a sua igreja entra nessa categoria, essa pode ser uma boa oportunidade para começar a influenciar a igreja a orar, enviar e apoiar missões.
O momento missionário geralmente tem entre 5 a 20 minutos dentro da liturgia de um culto normal. De fato, consiste em apresentar informações sobre missões seguidas de uma oração focada. Confira algumas ideias e dicas do que fazer no momento missionário:
1. Tenha um foco específico para o momento missionário
Ore e busque a direção de Deus para um tema. Se você tem pouco tempo para compartilhar com a igreja sobre missões é de suma importância que o momento tenha um foco específico. Não dê à igreja muitas informações que ela vá distrair. Portanto, escolha um tema específico para o culto: um povo, um país, uma necessidade, um projeto. Ao focar em um só ponto você ajuda a igreja a entender mais de perto aquela necessidade e a conectar-se com ela.
2. Use recursos visuais
Fotos, gráficos, vídeos, músicas típicas, bandeiras, roupas típicas são exemplos de como fazer o momento missionário mais vivido e memorável para a igreja. Mas não exagere tentando mostrar fotos ou vídeos demais.
Por exemplo, você pode dirigir o momento missionário vestindo roupas típicas de um povo. Mostre algumas fotos e deixe a bandeira no púlpito, esses recursos visuais vão ajudar a igreja a entender o contexto que está apresentando.
3. Compartilhe algo que vá impactar a igreja
A ideia de compartilhar algo impactante não é para ser sensacionalista, mas para ajudar a igreja a entender a necessidade de orar pelo projeto, país ou povo. Vale usar fotos ou vídeos, estatísticas, notícias recentes publicadas na mídia e histórias reais. Mas lembre-se de ser objetivo.
Mesmo que exista muita informação para publicar, você não precisar ler um livro inteiro para a congregação. Dê um gostinho com os pontos mais importantes. Depois diga aonde a igreja pode encontrar mais informações. Existem dois sites muito bons com estatísticas e perfis de oração por país e povo: Projeto Josué e Operação Mundial. Além disso, você encontra informações aqui no Radar Missionário também.
4. Escolha temas relevantes
No Radar estamos sempre publicando conteúdo que pode te ajudar a organizar o momento missionário. Confira algumas ideias:
- Ore por Povos Não Alcançados
- Ore Povos Indígenas
- Ore pela Igreja Perseguida
- Ore por ministérios específicos
5. Se a sua igreja envia missionários, mencione-os sempre que possível
Um momento missionário pode ser usado simplesmente para ler uma carta de oração e orar para um missionário ou família missionária específica da igreja. Contudo, mesmo se o momento é de oração por um povo ou país, sempre que possível conecte os missionários ou pessoas que a igreja conhece aos dados informados.
6. Apresente pontos de oração claros
Depois de ouvir sobre o tema que apresentou, é hora de dar a oportunidade para a igreja de participar desse momento: orando! Apresente um slide ou leia alguns pontos de oração para que a igreja possa orar. Certamente uma ideia legal é imprimir cartõezinhos com um pouco de informação e os pontos de oração e deixar disponível para quem quiser levar para casa no final do culto.
7. Tenha uma oração específica e focada
Ao concluir a apresentação do momento missionário não é hora de pedir ao irmãozinho Fulano para fazer uma oração surpresa. Quando orar em voz alta você não está apenas comunicando com Deus esses pedidos, você está liderando a congregação em oração, sendo um exemplo e ensinando a igreja como orar por missões. Logo, se você quiser pedir algum irmão para fazer a oração, comunique com ele com antecedência para que ele não seja pego de surpresa e faça aquela oração genérica “Senhor abençoe esse povo e os missionários, em nome de Jesus. Amém.” Essa é uma oportunidade única de que a igreja esteja em sintonia e seja inspirada a orar por missões. Ore mencionando os pontos e veja pela fé que Deus está respondendo a sua oração e da igreja.
Na próxima semana o RM vai compartilhar ideias para cultos missionários. Até lá.
Gostou das dicas? Tem outras sugestões? Escreva suas ideias nos comentários abaixo.
Muito bom. Glória a Deus.! Este artigo chegou num momento de grande necessidade, pois eu não sabia como trabalhar o momento missionário de forma atrativa, objetiva e eficaz. Muitíssimo obrigado.
Deus é bom, e nos ajuda em nossas necessidades!
Compartilhe o Radar com outros irmãos para que também possam ser auxiliados no exercício da obra.
Muito bom mesmo…. Foi de grande importância me ajudou muito
Ficamos felizes pelo seu retorno
Que o Senhor continue te orientando, para melhor servi-lo.
Por Missões.
Gostaria de recebernk e-mail sugestões para momento missionário
Eu amei ,estava perdida ,temos um projeto na nossa igreja chamado esperança nas ruas, entregamos marmitex e falamos da palavra ,as marmitex é só um motivo para alcançar a ovelha perdida. vou tentar organizar u teatro para igreja. Obrigada .Deus abençoe
Amei o conteúdo, creio que vai me ajudar bastante de como trabalhar culto de missões.🙌🏼❤️
Muito edificante pois fa co para do secretariado de Missões da minha igreja e sempre e bom aprender para fazermos o melhor para Deus.
Que bom que você colocará em pratica as sugestões.
Amem!
Otimo
:)
Olá amei as postagens, será de grande ajuda para eu iniciar uma secretaria de Missões onde congregou, obrigada, que Deus os abençoe.
Que benção! Siga em frente, e tendo alguma criatividade em seu momento missionário, por favor, compartilhe conosco. Teremos o prazer em publicar.
Amei essas dicas.
Gostaria de receber peças teatrais de missões.
Obrigada!
Que bom que as orientações foram importantes para seu ministério.
Estamos preparando mais material nesse sentido.
Nos acompanhe e compartilhe o Radar para seus amigos
oi apaz preciso de muitas idea inclusive anucios de como esta a obra missionria a necessidade do povo
Nos acompanhe e obterás várias informações da obra missionária
Em Cristo
:)
Bom dia.
Gostaria de solicitar a redação Radar dicas para momento missionário em minhai igreja , como direção de culto, reflexões dinâmicas , monólogo e etc .
Agradeço desde já.
Fui escolhida pela comissão da igreja na qual frequento para ser uma das promotoras dessa obra missionária.
Segue abaixo os meus dados.
Favor enviar por e-mail
Ola minha irmã.
Temos muito material que te auxiliará na condução da visão missionaria no seu culto. No nosso site, utilize a lupa de busca e encontrarás bastante material como por exemplo: em “culto missionário” você verá mais material no nosso site, digite “Povos Não Alcançados” e poderás interceder por um povo diferente em cada culto de missões, temos diversos vídeos, biografias…
Gaste um tempinho navegando no nosso site e encontrarás bastante material.
Obrigada por caminhar conosco.
Como Deus é bom! Fui nomeada pelo conselho de minha igreja como Secretária de Missões. Estou encontrando aqui muitas idéias para colocar em prática. Que Deus os abençoe sempre!
Muito nos motiva receber seu retorno.
Muito obrigada :)
Envolver-se com a obra missionária nos trás grande alegria. Louvo a Deus por ter sido nomeada pelo conselho da Igreja para a Secretaria de Missões e neste final de semana estamos realizando nossa primeira Conferência Missionária. Preciso de mais dicas de como envolver mais adolescentes e jovens neste ministério.
Ola minha irmã, dê uma navegada com calma em nosso site, e verás bastante sugestão que te ajudará no exercício de sua função.
É muito importante que trabalhe bastante a informação com eles, é importante que eles conheçam os muitos desafios da obra de Deus ao redor do mundo, pois uma visão mais global ajuda a muitos a saírem do seu próprio mundinho, desenvolvendo uma atitude mais pro-ativa no servir.
Bom dia! Post muito bom e elucidativo. Obrigada por compartilhar conosco. Em nossa igreja, e em geral, tenho observado que os adolescentes e jovens não tem se interessado tanto por missões pois, segundo alguns, a igreja interfere no contexto social e cultural de alguns povos, tribos e etnia descaracterizando-os ao força-los a ter contato com o evangelho. Sei que isso é, em parte, por conta das posições e políticas pregadas por alguns grupos. Mas, quando jovem li o livro Totem da Paz e fui edificada pela leitura. Desde então oro por missões e busco me envolver de várias maneiras. Porém, tenho enfrentado dificuldades em ser mais assertiva com este grupo (jovens/adolescentes) poderiam me auxiliar nesta questão?
Meu Deus como o Senhor é previdente! Obrigado irmãos por este artigo , me deu uma visão! Obrigado mesmo, Deus abençoe vces! Pronta para aplicar este e esperar o próximo.
Glória a Deus! Chegou no momento certo, pois vou começar um culto de conferência missionária na minha igreja e estava perdida, vai me ajudar muito esse conteúdo, Deus os abençoe sempre,
Como é bom ouvir relatos como o seu. Que o Senhor siga te conduzindo em tudo
Amo missão