Orando pelo mundo muçulmano
“E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas”. (Marcos 6:34)
Queremos convocar você, cristão, para nos próximos 30 dias interceder pelo mundo muçulmano. Vamos entrar neste movimento? A ideia é você se juntar a milhões de cristãos em todo o mundo em oração para o maior desafio da igreja: que o Reino de Deus alcance os países muçulmanos. Essa é a proposta da campanha “30 Dias de Oração pelo Mundo Muçulmano”, que acontece há 26 anos. Tudo começou em abril de 1992 quando líderes cristãos orando pelo mundo islâmico foram inspirados por Deus a chamar o maior número possível de cristãos para orar pelo mundo muçulmano.
A campanha coincide com o período do Ramadã, mês sagrado do calendário muçulmano, que começa nesta quarta-feira (16) e prossegue até 15 de junho próximo. O Ramadã, mês que o muçulmano se consagra à Alá, não acontece na mesma data todos os anos, pois varia de acordo com o calendário lunar usado pelos islâmicos. Durante o Ramadã, do nascer ao pôr do sol, os muçulmanos se abstem de comida, bebida, fumo e sexo. Além do jejum, eles fazem orações especiais à noite, chamadas tarawih. Consiste numa sequência de vinte orações, geralmente feita coletivamente e recitando o Alcorão completo o mês todo.
Oremos pelos muçulmanos
O propósito da campanha 30 dias de oração é chamar os cristãos para orar pelo mundo muçulmano, especialmente, para que sejam criadas pontes entre cristãos e muçulmanos; haja um compromisso maior de oração por parte dos cristãos e, também, para que mais missionários possam trabalhar entre os muçulmanos. A escolha do período do Ramadã para os 30 dias de oração não acontece por acaso, pois no mundo espiritual uma verdadeira batalha é travada neste tempo. Episódios de violência geralmente marcam o início do período do Ramadã. Nesta semana, incidentes levaram tensão aos missionários e cristãos na Indonésia. Atentados suicidas promovidos por uma mesma família deixaram um rastro de 11 mortos e mais de 40 feridos em três templos cristãos no país de maior população muçulmana do mundo. Segundo a Lista Mundial da Perseguição 2018, elaborada anualmente pela organização Portas Abertas, a perseguição aos cristãos na Indonésia aumentou em todas as esferas da vida, quando comparada à Lista Mundial da Perseguição de 2017.
Guia de Oração
Para a campanha “30 dias de Oração pelo Mundo Muçulmano” é elaborado, a cada ano, um guia de oração em mais de 42 idiomas. Neste livreto você encontra dados sobre países islâmicos e motivos de oração. O Guia de Oração é elaborado por missionários que estão trabalhando em regiões ainda não alcançadas pelo Evangelho e que têm compreensão da realidade em que estão inseridos para levar as Boas Novas do Evangelho. Nas mais de duas décadas que a campanha acontece verifica-se uma onda de mobilização missionária e uma conscientização maior sobre missões para os muçulmanos.
Patrick Johnstone, da Missão WEC Internacional afirmou que “o mundo muçulmano é um desafio aos cristãos, especialmente depois dos atentados de 11 de setembro”. Ainda de acordo com ele, “não iremos impactar muçulmanos através de argumentos teológicos ou manipulação política, mas o iremos através de orações. A ênfase anual dos 30 dias de oração que coincide com o mês do Ramadã tem sido um esforço global notável para mobilizar milhões de cristãos a orar pelas necessidades especiais de muçulmanos. É surpreendente ver que durante estes anos de realização dos 30 dias de oração houve um aumento correspondente de muçulmanos se voltando para Cristo. Que Deus chame muitos mais como intercessores para mudar o nosso mundo e estender Seu Reino!”, disse Patrick. Instale o app clicando aqui.
Receba os áudios dos 30 dias de oração por WhatsApp! Participe entrando no grupo clicando aqui.