Segundo pesquisa Datafolha, publicada em janeiro do ano passado pelo jornal “Folha de S.Paulo”, 50% dos brasileiros são católicos, 31% evangélicos, e 10% não possuem religião. A pesquisa – realizada nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019, com 2.948 entrevistados em 176 municípios de todo o país – aponta, ainda, que as mulheres representam 58% dos evangélicos e 51% dos católicos.
Ocupar a segunda posição entre as maiores religiões do país tem grande significado, já que antigamente a Igreja católica ocupava a condição de monopólio e pilar da sociedade e era conhecida como “a religião dos brasileiros”. Segundo o artigo Distribuição espacial da transição religiosa no Brasil, publicado em 2017 no site Scielo, “A presença dos chamados “evangélicos de missão” aumentou ao longo do tempo, mas o crescimento expressivo das filiações protestantes só adquiriu expressão de ameaça à hegemonia católica após as sucessivas ondas de crescimento das denominações pentecostais que ocorreram a partir do início do século xx.”
Ainda segundo os autores do artigo é possível perceber que “os cristãos (católicos apostólicos romanos + evangélicos tradicionais e pentecostais) são o grupo religioso amplamente majoritário. Mas o aumento da pluralidade religiosa fez o percentual de cristãos cair de 97% em 1970, para 89,3% em 2000 e para 86,8% em 2010. Além disso, dentro desse grupo há um movimento acelerado de queda dos católicos e de crescimento dos evangélicos.”
Percentual de evangélicos no Brasil
Ainda segundo o levantamento do Datafolha, a região Norte aparece com o maior número de evangélicos em relação às demais regiões do país, com 39%. Em seguida, está o Centro-Oeste com 33%, o Sudeste com 32%, o Sul com 30% e o Nordeste com 27%.
Mesmo com dados e informações bastante relevantes sobre a religião evangélica no Brasil, que faz o nosso país ser considerado “alcançado”, é importante ressaltar que existem diversas cidades que ainda não conhecem o evangelho.
Segundo informações do portal Povos e Línguas:
309: esse é o número mínimo de cidades brasileiras com menos de 5% de cristãos evangélicos.
24: esse é o número mínimo de cidades brasileiras com menos de 2% de cristãos evangélicos, que corresponde a cerca de 84 mil pessoas, sendo que a localização desses municípios é: um em Santa Catarina, um em Minas Gerais, dois no Piauí, dois em Alagoas, dois na Paraíba e 15 no Rio Grande do Sul.
Estados menos evangelizados do Brasil
Ainda segundo informações do portal Povos e Línguas, o Piauí e o Rio Grande do Sul são os dois estados menos evangelizados do nosso país, respectivamente.
O Piauí tem 9,7% de evangélicos, sendo que 24% dos 224 municípios possuem menos de 5% de evangélicos. São 52 cidades abaixo desse grupo. Nesses casos estão os municípios de José de Freitas, Palmeirais e São Miguel do Tapuio.
José de Freitas
População*: 38.005 habitantes
Área: 1.538,176 km²
Palmeirais
População: 14 539
Área: 1 499,2 km²
São Miguel do Tapuio
População: 17 662
Área: 4.988 km²
Já o Rio Grande do Sul, é o estado com o maior número de municípios com menos de 5% de evangélicos: 55 – mesmo tendo 18,3% da população declaradamente cristã evangélica. Dos 55, 48 têm menos de 5 mil habitantes. Os municípios que seriam base aqui são os de Arvorezinha, Coronel Pilar e Fagundes Varela.
Arvorezinha
População: 10.423
Área: 271.643 km²
Coronel Pilar
População: 1.725
Área: 105.447 km²
Fagundes Varela
População: 2.741
Área: 134.291 km²
Uma característica comum desse grupo de municípios é o fato de serem cidades pequenas. Assim como afirma o missionário Luis André Bruneto, autor do texto do portal Povos e Línguas, do qual algumas informações foram retiradas para a construção desse texto, observar essa característica pode ser um ponto de partida para traçar uma estratégia com o objetivo de cumprir o maior propósito e missão da Igreja de ir por todo o mundo e fazer discípulos de todas as nações (Mt 28.19).
A paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco. Meu irmão me chamo Francisco, mas a maioria me conhecem como: Maestro Chiquinho pelo fato de eu ser músico e formado diversos corais e Orquestra por onde passei. Nasci em berço cristão hoje com setenta três anos ainda meu coração ferve por missão, atualmente estou trabalhando em projeto missão calculo um investimento de cinco milhões de reais para formação de missionários e envia-los para este trabalho.
gostaria de ter melhor contato contigo para extrair melhores e maiores informações e também tomar alguns conselhos a Geral das Assembleias de Deus no Brasil.
Oi seu trabalho é incrível sou de Ribeirão Preto e vc me ajudou bastante com seu texto agora sei q o brasil precisa muito ser evangelizado muito obrigado por tudo Deus te abençoe
Quero enviar missionarios
Sou do RS, e confirmo nossa carência da Palavra de Deus aqui! Nosso lindo Estado, infelizmente, tem uma das maiores incidências de: idolatria, feitiçaria, paganismo, seitas paracristãs, e ateísmo do Brasil – sem contar a questão de “cristão somente NOMINAIS” (que se declaram “cristãos”, mas não praticam).
Orem pelo RS, e pelos missionários e evangelistas em atuação no solo gaúcho (frequentemente sob perseguição)!
Amo missões. Sou mãe de missionária que está no campo há 30 anos, no leste europeu.
Eu mesma já velha gostaria muito de me envolver em missões aqui dentro do meu país.
Congrego na Igreja Batista brasileira em Ipatinga Minas Gerais.
Olá você poderia colocar as demais cidades do rio grande do sul e também do Piauí Para despertar a chama no coração dos evangelista missionária
É triste saber que poucos crêem na palavra de Deus nesses locais, a igreja tem ajudado familias de um modo geral a se manterem. Indo e fazendo o que o Estado não consegue, o propósito da igreja é unir famílias, trazer saúde física, mental e espiritual. As famílias que são alcançadas pela palavra vivem melhor e dão menos trabalho para o Estado