30 anos atrás…
Era o mês de abril de 1992 quando um grupo de cristãos de uma organização missionária global se reuniram próximos ao Mar Vermelho no Oriente Médio. O Ramadã tinha acabado de terminar, bem como as reuniões do grupo. Orando juntos, eles sentiram uma forte e inesperada consciência da presença de Deus lhes chamando para empregarem maiores esforços em relação ao mundo muçulmano.
“Os envolvidos no encontro descrevem a revelação como uma mensagem clara e enérgica que os levou a ver os muçulmanos como Deus os faz, como a Sua amada criação.”
Aqueles 30 dias foram seguidos por outros 30 dias no ano seguinte. Foi criado um guia para lhes auxiliar na oração (usando softwares inovadores como AmiPro 3.0 e Microsoft Word 2.0!). Foi pedido aos cristãos que trabalhavam em comunidades muçulmanas que compartilhassem sobre necessidades e histórias inspiradoras. Foi formada uma equipe para coordenar a distribuição para um número cada vez maior de regiões e para gerir traduções. A cada ano, a participação aumentou. Outras organizações, igrejas e ministérios se envolveram contribuindo, traduzindo e distribuindo o guia de oração, conforme cada vez mais cristãos se inspiraram a orar pelos muçulmanos.
Hoje, 30 anos depois, cerca de um milhão de pessoas usam o guia de oração a cada ano por todo o mundo, em mais de 40 idiomas, respondendo a essa palavra de Deus para um grupo de cristãos para que amassem mais aos muçulmanos.
Educando e inspirando
Nesses 30 anos, além de orar por bênçãos sobre os muçulmanos e para que eles tenham a oportunidade de ouvir sobre a mensagem de Jesus e venham à fé Nele, o 30 Dias buscou educar a Igreja sobre os povos muçulmanos.
Através dos anos em que a mídia apresentou os muçulmanos amplamente como terroristas e inimigos, o 30 Dias permaneceu comprometido ao seu chamado de vê-los como amados de Deus, os amigos, os vizinhos daqueles que contribuem com esse guia.
Leitores do guia de oração enviam feedback contando sobre a revelação do amor de Deus pelos muçulmanos conforme oram pelas culturas e comunidades diversas.
Olhando para o futuro
O guia de oração evoluiu conforme a tecnologia de comunicação e design se desenrolaram desde aqueles primeiros anos! Além do guia de oração, os participantes oram através de posts de mídias sociais e apps de telefone, participando em 40 idiomas! A cada ano, a equipe do 30 Dias fica surpresa com a fidelidade de Deus, que proveu pessoas que compartilhassem a visão de muitas diferentes organizações e tradições cristãs que contribuem com seu tempo e talentos para criar esses recursos.
Você também pode participar! Suas orações são respostas a uma palavra que foi dada há 30 anos, mudando o mundo para sempre.
Fonte: Guia 30 Dias de Oração pelo Mundo Muçulmano 2022