As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril (2024) deixaram mortos, feridos, desaparecidos e desabrigados. A grande quantidade de água das chuvas está represada, devido ao relevo da região e a uma combinação de fatores climáticos que impedem seu escoamento, gerando grandes enchentes em todo o Estado.
Muitas iniciativas estão ocorrendo para socorrer a população que está vulnerável. Nesse momento de sofrimento, a missão da igreja é servir ao povo gaúcho, seja com seus recursos financeiros, com sua força de trabalho (deslocando-se até as áreas afetadas para ajudar) ou com suas orações.
O governo do Estado do Rio Grande do Sul criou uma chave pix para receber doações (campanha chamada SOS RS). Todo o recurso arrecadado será importante para os gaúchos, sendo administrado por um comitê gestor civil e não será destinado ao governo. A chave pix é o CNPJ 92.958.800/0001-38. É possível obter maiores informações sobre como ajudar no link (clique aqui).
Além disso, dentre diversas iniciativas cristãs, a Aliança Cristã Evangélica Brasileira está recrutando uma equipe de voluntários que tenha disponibilidade para servir na linha de frente dessa crise humanitária. Caso tenha ao menos 5 dias livres você já pode participar. Tenha acesso ao termo de voluntariado e ao formulário de inscrição pelo link (clique aqui).
Após se inscrever, aguarde o contato da Aliança Cristã Evangélica Brasileira que fará a triagem e informará os próximos passos. Cada voluntário será responsável por arcar com suas despesas e custos de passagens para chegar à cidade além de outros gastos pessoais. A Aliança Cristã Evangélica Brasileira providenciará, durante as ações, a alimentação, hospedagem e o transporte interno. Mais informações no WhatsApp da Aliança Cristã Evangélica Brasileira +5511952296074.
Por fim, mas não menos importante, os gaúchos contam com as suas orações. O Estado é o segundo menos evangelizado do Brasil, ficando atrás apenas do Piauí. Dessa forma, as orações da igreja brasileira podem fazer especial diferença nesse momento (pedidos enviados diretamente por cristãos do Rio Grande do Sul):
- Que todos os afetados possam ser alcançados pela paz que excede todo entendimento;
- Que todas as arrecadações e donativos possam ter uma correta administração até a distribuição;
- Que Deus dê sabedoria aos prefeitos das cidades afetadas, ao nosso governador e a seus assessores para gerirem essa situação da melhor forma;
- Que o Senhor venha fortalecer o emocional e o físico de todos os socorristas, sejam eles militares ou civis;
- Que as cidades pequenas não sejam esquecidas pelo poder público e instituições;
- Que o Senhor dê sabedoria aos pilotos das aeronaves para que não aconteça nenhum acidente;
- Que o nível do Guaíba possa baixar rapidamente;
- Que a condição climática das cidades afetadas melhore e a chuva severa, principalmente na região metropolitana, seja impedida pelo Senhor;
- Que a igreja do RS não fique apática diante dessa situação, mas seja uma luz brilhante em meio a escuridão.
O Radar Missionário apoia essas iniciativas e encoraja você a participar. Seja a resposta que o Rio Grande do Sul precisa nesse momento!