A cervejaria De Jopenkerk, foto acima, funciona em um prédio que costumava ser uma igreja em Haarlem, na Holanda.
1.400 dos 6.900 prédios contruídos para ser igreja no país servem agora a outros propósitos: escritórios, museus, moradias, etc.
Cerca de 20% de todos os edifícios da igreja na Holanda não são mais usados como templo de adoração, de acordo com o jornal Trouw. Dos 6.900 edifícios registrados (a maioria deles protestantes ou católicos), cerca de 1.400 são agora usados para outros fins, mostra pesquisa. Cerca de 30% são utilizados para habitação (apartamentos, etc.), 20% para fins culturais e sociais, e 15% foram transformados em escritórios e empresas.
A grande maioria dos prédios de igreja que foram restaurados foram construídos entre 1800 e 1970. Aqueles construídos nos séculos anteriores quase todos permaneceram nas mãos das autoridades da igreja. Trouw disse que os católicos romanos são, geralmente, muito menos abertos a vender as igrejas, porque consideram que o edifício tem um significado sagrado e sacramental, enquanto os protestantes não atribuem este significado aos edifícios. 850 das cerca de 3.000 igrejas protestantes construídas desde o ano 1800 não são mais usadas como tal. No caso dos católicos, são apenas 280 de 1.500.
Traduzido por Radar Missionário
Crédito da Foto: Takeaway / Wikimedia
Fonte: Evangelical Focus, Amsterdam.