Quatro missionários morreram e dezenas ficaram feridos em acidente de ônibus. Viagem era focada na evangelização do sertão nordestino, com destino a Exu, Pernambuco.
A equipe de missionários saiu de Araçariguama (SP) para Pernambuco para um encontro do Movimento Nacional Para Evangelização do Sertão Nordestino. Durante a tarde da última segunda-feira (20), quando passavam pela BR-116, na altura de Canudos, Norte da Bahia, o motorista do ônibus afirma ter perdido o controle do veículo. O ônibus tombou faltando apenas seis horas para chegar ao destino final.
A divulgação da viagem nas redes sociais previa um tempo de muita alegria, celebração e atividades missionárias: “Impacto Bíblico em Exu – PE! Serão dias de um intenso derramar da presença de Deus, com leitura de toda a Bíblia em praça pública, visita as escolas, hospitais, autoridades cívicas e políticas, caminhada de oração, teatro, dança e muito mais”, como publicado no Instagram do @movimentoevangelizasertao. Infelizmente nem todos chegaram ao destino final da viagem.
A missionária Charlotte Cruz, comenta sobre como essa tragédia tem comovido a comunidade cristã e missionária. Ela tem a convicção que isso não foi em vão “A morte dos santos se tornam sementes. Ao se preparar para essa viagem missionária a equipe não poderia prever que alguns ali se prepararam foi para encontrar com o Senhor. Que esse acontecimento nos leve a orar para o despertar de vidas para continuar a tarefa que alguns foram impedidos nessa semana, não porque não estavam dispostos a ir, mas foram recolhidos”, comenta.
Em comunicado oficial a equipe organizadora da viagem informou que foram tomadas todas providências para auxílio às vítimas, os traslados e cuidado com as famílias das vítimas. Em nota eles explicam que as demais vítimas foram atendidos e não correm perigo de morte. A nota diz ainda “é com pesar que informamos o falecimento dos irmãos José Roberto de Carvalho, Maria Aparecida Farias, Luísa Barbosa de Lima e Sônia Maria Alcântara Silva. “
O Pr. Técio Sá Freire, ainda em nota, agradece o apoio das igrejas locais, todos os “Agradecemos a solidariedade de todos. Pedimos sua ajuda em oração para que as transferências e encaminhamentos ocorram o mais rápido possível e pelas questões legais para a liberação dos corpos assim como por toda a liderança envolvida na administração dessa crise” diz.
Com a mobilização da igreja para oração, começaram campanhas nas redes sociais para ajudar as vítimas do acidente. No entanto, o Pr. Eguinaldo Hélio do Movimento Nacional para Evangelização do Sertão Nordestino clarifica que o movimento não solicitou nenhum pedido de doação via redes sociais. Ele agradece se alguém quiser voluntariamente entrar em contato para apoiar e se precisarem de apoio “esse pedido será feito através de nossos canais oficiais de comunicação”. Se quiser ajudar, entre em contato pelo telefone (11) 96362-4164.
A missão pede a igreja para que continue em oração pelas vítimas e famílias.
Boa Noite! Sou de Canudos-BA, esse acidente trágico mexeu muito comigo. Fiquei sabendo dessa tragédia na segunda-feira no finalzinho da tarde. Fui ao hospital com minha prima, tia e minha mãe. Antes das 18:00 meu pai chegou, vi de longe o motorista e o acompanhante do motorista. Meu pai foi falar com eles, disseram que estavam esperando um rapaz para levá-los até o local do acidente, mas tal rapaz demorou muito, até que meu pai se ofereceu para levá-los de carro, e eu fui com eles. Chegando no local do acidente, ainda vi uns corpos dentro do ônibus, um corpo estirado fora do ônibus, aparentemente um senhor de idade, o carro do IML ainda estava no local com a perícia. O motorista e o acompanhante ficaram no local do acidente. Falei com o Pr da 1ª Batista de Canudos, ele disse que os sobreviventes não correm risco de vida.
Estaremos orando para Deus curar os que sobreviveram e para Deus confortar as familiares que perderam seus entes queridos