Os sunitas muçulmanos Pashtun foram os governantes tradicionais do Afeganistão por mais de 250 anos, da fundação do país em 1747 até 1973. Desde a destituição do rei afegão, passando pela invasão soviética nos anos 70 e a derrubada dos comunistas nos anos 80, o Afeganistão tem enfrentado conflito constante. Muitos Pashtuns se uniram a outros grupos tribais e fugiram do Afeganistão no conflito dos anos 80. Estabeleceram-se em campos de refugiados nas províncias fronteiriças do Irã e Paquistão e a maioria voltou ao Afeganistão quando a situação melhorou. Contudo, alguns Pashtun continuaram a entrar sorrateiramente no Irã para escapar da pobreza e da luta constante. Os Pashtun mais jovens tentam ir diretamente a Teerã para encontrar trabalho na construção civil, onde são mais aceitos. Muitos enviam dinheiro ao Afeganistão para ajudar suas famílias.
Obstáculos ao Ministério: Os Pashtuns estão isolados dos crentes iranianos; falam uma língua diferente e estão em círculos sociais totalmente diferentes.
Ideias ao Ministério: Crentes iranianos podem aceitar empregos na construção civil e em outras áreas onde os Pashtuns normalmente trabalham, para que possam ter contato com eles.
Foco Escritura: “E será que, se diligentemente aprenderem os caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome: Vive o Senhor, como ensinaram o meu povo a jurar por Baal, então, edificar-se-ão no meio do meu povo.” Jeremias 12:16
Oração das Escrituras: Ore para que o povo de hoje se estabeleça bem em sua devoção ao Senhor apenas.
Foco de Oração: Ore por um movimento de fazedores de discípulos entre os Pashtuns no Irã, que se espalhe para o Paquistão e Afeganistão.
Material Produzido por Projeto Josué
Grupo Étnico: Pashtun do sul
País: Irã
Janela 10/40: Sim
População Nacional: 162.000
População Mundial: 10.283.500
Idioma: Pashto, Southern
Religião Principal: Islã
Bíblia: Porções
Áudio NT – Internet: Não
Filme Jesus: Sim
Áudio gravação: Sim
Cristãos: Poucos, menos de 2%
Situação: Não-Alcançados
Escala de Progresso: