“Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição. Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados” (Pv 31.8,9)
Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados (3º setor: ONG – Organização Não Governamental, Entidades Filantrópicas sem fins lucrativos, Fundações, Organizações religiosas e outras), que visam assegurar determinado direito de cidadania, para todos os brasileiros ou para um determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. Assim sendo o Brasil tem políticas públicas quase em todas as áreas que envolvem o dia a dia de um cidadão.
Podemos citar como exemplo as PP educacionais (Creches- Pré-escola – Ensino Fundamental – Médio (ENEM) – Superior (Universidades públicas e financiamentos para particulares – FIES- quotas) e cursos profissionalizantes); políticas públicas de saúde (SUS – medicamentos genéricos- saúde física – bucal – sexual- reprodutiva); PP de moradia (Caixa Econômica); PP de proteção: às crianças (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente), idosos, deficientes (inclusão e acessibilidade), mulheres, indígenas, negros, quilombolas, estrangeiros, trabalhadores ( INSS – Instituto Nacional do Seguro Social); PP para empresas (BNDE – Banco Nacional de Desenvolvimento – Banco Central); PP transporte, combustível (petróleo – energia elétrica – álcool); PP de segurança (defesa do cidadão, do patrimônio público, das fronteiras, do sistema prisional (cárcere – regeneração e reinserção na sociedade);PP de cultura, comunicação, lazer, esportes, sustentabilidade do planeta e outras.
Os programas das Políticas Públicas são realizados com dinheiro público obtido através das taxas, multas e impostos e também com verbas e empréstimos advindos de instituições internacionais (UNESCO, Banco Mundial, FMI e outros), sendo todos os recursos previstos no Orçamento Geral da União.
As políticas públicas têm o objetivo de diminuir a diferença social entre as classes e o Brasil vivência uma fase de investigações pela Polícia Federal de grandes rombos nas verbas destes recursos através de desvios ou superfaturamento das ações dos programas. para pagamento de propinas.
O escritor e teólogo Rubens Múzio afirma em relação a participação e cidadania da Igreja: “Seu envolvimento na arena pública é confissão de sua missão”. Assim sendo oremos para que os crentes conscientes de sua responsabilidade e compromisso social se reúnam para praticar ações, projetos e programas sociais sob o mesmo emblema, cumprindo a missão integral da igreja.
- Que Deus permita que nosso povo seja realmente beneficiado pelas Políticas Públicas diminuindo cada vez mais as diferenças sociais e aumentando a qualidade de vida do brasileiro.
- Que a igreja possa atuar em programas e ações das Políticas Públicas cumprindo assim sua responsabilidade social levando o Evangelho Integral aos perdidos e atuando nas áreas: espiritual, social, educacional, esporte, saúde e negócios de maneira a oferecer a sociedade em que esta inserida, atendimento e ações sociais que transformem vidas.
- Que o Espírito Santo atue na consciência dos diferentes atores das Políticas Públicas de maneira a impedir programas que afastem o brasileiro dos caminhos do Senhor (como por exemplo a aprovação do aborto).
ELY PASCHOALICK, educadora e consultora em comportamento humano, possui formação em Administração Escolar, com especialização em consultoria Organizacional e Educacional.
Atua profissionalmente desde 1968 tendo ministrado treinamentos, cursos, encontros, workshop e palestras para escolas, prefeituras, empresas e instituições religiosas.
Ely viaja trabalhando em igrejas evangélicas com programas específicos para 6 públicos (Líderes – Pais – Professores – Jovens – Casais e Agentes Missionário).
Paschoalick é membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus ministério Missões aos Povos (Uberlândia – MG) onde é voluntária na liderança do Movimento Infanto-Juvenil missionário SEMAPINHO do SEMAP (Serviço de Missões aos Povos) tendo fundado e atuado como editora executiva da Revista “ VISÃO MISSIONÁRIA” por mais de 15 anos.
Sou jovem Pastor residente na África (Angola) trabalhando para expansão do Reino de Deus.
Passei pela internet procurando por plataformas que estejam interessadas em apoiar projetos missionários (Formação, plantação de igrejas), tóxicos dependentes, Órfão e viúvas, etc e achei essa.
Peço encarecidamente a vossa ajuda para esse projeto de Deus possa caminhar.