No último sábado a missionária canadence e tradutora do Novo Testamento Kayapó partiu para a Glória. Amigos e conhecidos de Ruth dizem que para quem conheceu se pode dizer que está é uma daquelas das quais o mundo não era digno. A Wycclife no Brasil (Missão Além) publicou uma nota oficial nas redes sociais, leia abaixo:
Ruth Thomson partiu na manhã deste sábado, 12 de janeiro, para se encontrar com Jesus Cristo. Sua vida foi um exemplo extraordinário de comprometimento com a expansão do Reino de Deus. Dos seus 78 anos de idade, mais de 50 anos foram dedicados à obra missionária. Ruth era canadense, mas escolheu a região amazônica do Brasil como campo missionário. Era da alta sociedade de Toronto, mas preferiu viver entre o povo Kayapó para entregar a eles a Palavra de Deus em sua própria língua.
Nascida em lar evangélico, Ruth formou-se na Faculdade Bíblica de Toronto e após estudos linguísticos nas Universidade de Dakota do Norte e de Oklahoma, uniu-se à Wycliffe Bible Translators. Chegou ao Brasil em 1965, com 25 anos de idade, e com a intermediação do indigenista Claudio Villas-Boas teve o primeiro contato com o povo Kayapó, que, naquela época, não hesitava em matar quem invadisse suas terras. Após aprender a língua, atuou decisivamente para registrá-la na forma escrita, criar um alfabeto, uma gramática, alfabetizar os indígenas em sua própria língua e, finalmente, traduzir o texto bíblico. O Novo Testamento ficou pronto em 1996 e, na sequência, foram traduzidos o filme Jesus e porções do Antigo Testamento.
Quando vivia na selva, Ruth escapou por pouco da morte por uma anaconda, teve malária e outras doenças tropicais. Vencendo um desafio após o outro, teve a alegria de ver cristãos se formando entre o povo Kayapó, usando as Escrituras, liderando suas próprias igrejas, realizando estudos em sua própria língua e criando novos louvores em seu próprio ritmo musical.
Somos muito gratos a Deus por ter usado a vida de Ruth Thomson de maneira tão poderosa, deixando um sólido exemplo e uma grande inspiração para nós e para as futuras gerações.
Publicação no Facebook.
FOTO: Tyler Anderson / National Post (https://nationalpost.com/f…/when-the-debutante-met-the-tribe)
Glória à Deus Deus foi com Jesus com certeza
Glórias a Deus, cumpriu o IDE do Senhor, são de pessoas assim que o mundo prescisa.
Conheci essa valorosa soldado de Cristo Jesus! Ajudei-a quando doente (câncer) esteve em Brasília-DF, e com meu cunhado e irmã, almoçamos ouvindo seu relato do seu trabalho entre os Kaiapós. O Brasil todo perde uma brasileira, que nacida no Canadá deu sua juventude, forças e exemplo para tantos no Brasil!
Que privilegio para você poder conhecer, ouvir, cuidar dessa guerreira.
Obrigada por compartilhar conosco sua experiencia.
Foi uma honrra ter te conhecido Ruth sentirei muitas saudades