Depois de ser desafiada a reabrir uma congregação no oeste de Goiânia e pastoreá-la, a Pra. Lúcia de Fátima foi convidada a ir ao Malawi e Moçambique para uma viagem missionária. Não demorou muito desde sua chegada no continente africano e a Pra. Lúcia conheceu um pastor local que a convidou para ajudar na liderança do ministério no país. Em apenas três dias, a pastora já era desafiada a ajudar a liderar o então Incrisa – Instituto Cristão para Salvação da África – com sete congregações.
Desde o convite e o envolvimento com a liderança local, a Pastora Lúcia de Fática passou a visitar o Malawi anualmente. Sete anos depois, eles celebravam não apenas as sete, mas agora 53 igrejas plantadas para glória de Deus. No ano seguinte, 2008, foi a primeira vez do Pr. Francisco José (Dedé) acompanhar sua esposa em uma viagem missionária para o continente africano. Uma viagem de 40 dias cheia de novidades e que de grande impacto em suas vidas.
Retornando para o Brasil o Pr. Dedé recebe uma profecia para preparar as malas que ele iria partir. A família imaginava ele sendo chamado para o campo missionário, mas logo descobriram que o pastor havia contraído malária e em apenas duas semanas do retorno ao Brasil foi levado para uma viagem eterna, com Cristo.
Em vez de encarar o falecimento do Pr. Dedé como uma tragédia, a família pôde entender o propósito de Deus para a vida deles e, no ano seguinte, Deus chamava o Pr. Israel – filho do Pr. Dedé e Pra Lúcia – juntamente com sua família para ir servir ao Senhor no trabalho missionário e morar no Malawi de tempo integral.
O Radar Missionário entrevistou o Pr. Israel Xavier do Nascimento que conta um pouco sobre o chamado deles, como foi o processo de ida para o Malawi e os projetos para 2019.
RM: Qual a sua função e a qual igreja pertence no Brasil?
Pr. Israel: Eu sou pastor/missionário ligado a Jocum e ocupo o cargo de Diretor nacional das Assembleias de Deus de Madureira dentro do Malawi e Moçambique. A nossa igreja é a Assembleia de Deus Ministério de Madureira e estamos ligados à sede do campo de Campinas em Goiânia – GO.
RM: Como surgiu a ideia de ir para o Malawi?
Pr. Israel: Um ano depois da morte do meu pai, minha esposa e eu fomos desafiados por nossa igreja aqui no Brasil para nos preparar para ir morar e trabalhar para Deus no Malawi. Nós aceitamos o desafio e começamos o processo de preparação. Foram quase três anos de estudo teológico, transcultural e aprendendo inglês na África do Sul, para enfim chegarmos ao Malawi em setembro de 2011. Naquele ano nós tínhamos 56 congregações já existentes no país e com quatro anos de trabalho chegamos a 150 congregações.
RM: Quem te inspirou a seguir a carreira missionária?
Pr. Israel:
A maior influência na minha vida para seguirmos esse caminho de missionários foi com toda certeza o exemplo de vida deixado pelos meus pais. Minha mãe hoje com 66 anos e uma saúde já bem fragilizada ainda milita com todas as suas forças para que possamos continuar a pregar o evangelho dentro da África.
RM: Em quantos ministérios/igrejas estão envolvidos hoje?
Pr. Israel: Hoje temos 183 congregações divididas em 13 regionais dentro do Malawi e Moçambique. Temos cerca de 8.250 membros e em 2018 foram batizados 1.008 pessoas nós dois países em que lideramos o ministério.
RM: Como o trabalho de vocês desenvolveu durante esse período?
Pr. Israel: Devido ao crescimento no número de igrejas, nos últimos três anos passamos a focar nosso trabalho no treinamento e capacitação de pastores. Como são 183 congregações treinamento é o nosso maior desafio. Queremos capacitar nossos pastores para que um evangelho simples e verdadeiro seja pregado nesses dois países. Para que isso seja possível, estamos construindo a nossa sede onde já rodamos alguns treinamentos. Em abril do ano passado já pudemos reunir e instruir os nossos pastores por uma semana acampados na nossa sede, foi uma benção e queremos com a graça de Deus continuar com essa capacitação sistemática dos nossos pastores.
RM: Qual o maior desafio para sua família?
Pr. Israel: Pessoalmente nós temos muitos desafios e somos carentes da oração e ajuda de nossos amigos e parceiros para estarmos dentro do Malawi onde moramos. O Malawi tem uma das economias mais pobres do mundo e o país depende da importação de praticamente tudo para dentro do país para que o mercado possa ser abastecido o que reina tudo muito caro e dispendioso. Por favor orem por nossas finanças para que Deus possa nos abençoar com novos parceiros para que essa obra não pare, e que possamos manter a nossa família vivendo e trabalhando para o senhor aqui na África.
RM: Quais os planos para o futuro do ministério?
Pr. Israel: No ano de 2019 queremos, com a graça de Deus, concluir a construção da nossa sede e começar a construção da escola primária na vila de Miselfolo, onde ganhamos um terreno. Nós temos hoje outras 14 congregações prontas aguardando os telhados que custam em média R$ 9 mil dependendo da região onde estão localizadas e precisamos de mantenedores para que os telhados possam ser comprados e construídos.
Queremos comprar agora no mês de abril 20 toneladas de milho que serão distribuídos a várias vilas próximo do fim do ano de 2019 quando é o período de maior fome naquela região.
Quer conhecer de perto o trabalho do Pr. Israel e sua família, orar ou ajudar em algum dos projetos? Entre em contato via Whatsapp +2650884862993 ou email ixngoster@gmail.com
Fotos: Arquivo pessoal / divulgação.
Maravilhoso poder ver pessoas sendo batizadas… discipuladas e educadas na presença de Deus! Parabéns Pr. Ismael…!
Olá boa tarde eu e meu esposo somos.missionarios trab com.povos Kalungas aqui no Brasil. Queremos ir fazer galpões de estruturas metalicas ae na África estamos a disposição para o serviço do reino de Deus
Obrigada por compartilhar o coração de vcs.
Seguimos orando para que no tempo oportuno, conexões sejam feitas
:)
muito bom…