Onde tudo começou

Meca

Pensar no Islamismo, nos remete à Meca, uma cidade da Arábia Saudita que fica a pouco mais de 60 km do Mar Vermelho. Na época do nascimento de Maomé, no século VI, a cidade era um centro comercial e religioso muito forte.

Antes do surgimento do Islã, a comunidade árabe era politeísta e Meca já era conhecida e muito frequentada por imigrantes por conta de suas festas religiosas e pelos cultos a inúmeros deuses e a uma pedra negra, até hoje conhecida por este nome.

A Kaaba

Em Meca fica a Kaaba, também conhecida como Caaba ou Cubo e cuja origem significa construção quadrada. Trata-se de um edifício retangular que mede aproximadamente 12 metros de comprimento, 10 metros de largura e 15 de altura, coberto por um pano preto bordado com versos do Corão (também chamado de Alcorão) e que é substituído regularmente. É feita de mármore ou granito e seus quatro cantos correspondem aos pontos cardeais da bússola. Em seu interior, a iluminação é possível por candeeiros de prata e ouro e possui ainda uma mesa para sacrifício de animais. Zeladores perfumam a cobertura de mármore com óleo perfumado, assim como a Pedra Negra.

A Kaaba é o centro das peregrinações dos muçulmanos, chamadas de hajj e é para onde todo devoto do Islamismo volta-se para suas cinco preces diárias (salat). Essa peregrinação (que deve ocorrer pelo menos uma vez na vida de um muçulmano) e as cinco orações diárias são dois dos cinco pilares do Islamismo.  É o lugar mais sagrado do Islã. Para o muçulmano, nada se compara à cidade de Meca. Porém, antes de Maomé, existiam estatuetas de 360 divindades em sua volta e um espaço especial para Al-ilah, chamado posteriormente de Allah.

Muçulmanos visitando e fazendo orações na Kaaba.

Existem algumas divergências entre os sábios muçulmanos sobre origem da construção da Kaaba, pois alguns estudiosos acreditam que foi construída pelos anjos. Outros, porém, dizem que Adão a construiu, mas todos convergem que ela teria sido reconstruída por Abraão e seu filho Ismael.  

No lado de fora ao sudeste da Kaaba, a um metro e meio do chão, está a Pedra Negra, o que supostamente é um meteorito que teria caído nas redondezas e virou objeto de culto. Importante ressaltar que alguns geólogos acreditam se tratar de uma pedra da região, mas o material da pedra não é simples de ser definido em razão de nunca ter sido permitido um estudo geológico com a mesma. Uma corrente da tradição muçulmana diz que a Pedra foi dada a Abraão pelo anjo Gabriel. Acreditam que Abraão construiu um santuário com Agar e Ismael e incrustou a Pedra na parede. O sonho de qualquer muçulmano é conseguir tocar a Pedra Negra, o que é proibido para um não muçulmano.

De acordo com a tradição dos seguidores do Islamismo, a pedra inicialmente era branca, mas se tornou negra por absorver os pecados da humanidade. Alguns pesquisadores não muçulmanos creditam a cor escura ao quanto foi tocada e aos óleos com que foi incessantemente ungida. A pedra já foi quebrada e está dividida em várias partes, com estimativas que variam entre sete e quinze pedaços, todos unidos por uma moldura de prata presas à pedra por pregos de prata.

É fato que é a pedra sagrada mais conhecida do mundo e continua ser a peça central da peregrinação islâmica sagrada.

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This